25 de abr. de 2010

Agenda da semana


Aqui, alunos, vai a agenda da semana de 26 a 30 de abril de 2010:
2º B, C e D
Literatura: Estudo do Romantismo prosa - Romances indianistas de José de Alencar
Redação: Estudo do conto
Gramática:Estudo dos adjetivos
Exercícios do livro didático: págs. 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 128, 133, 134, 135
3º C, D e E
Literatura: Estudo do Modernismo/1ª fase
Redação: Estrutura da carta/anáfora e catáfora
Gramática: Orações subordinadas adjetivas, emprego do pronome relativo, funções sintáticas do pronome relativo

Exercícios do livro didático: págs. 61, 62, 68, 80, 81, 82, 83 e 84

24 de abr. de 2010

Conquistas



Sexta-feira, 23 de abril, estivemos no Altas Horas comemorando a efetivação, na rede pública, de dois companheiros de trabalho: Roselene e Vigevando. Foi um momento de muita descontração e alegria, pois ficamos muito felizes com mais essa conquista dos dois. Sabemos que não foi fácil, visto que passaram por várias etapas do concurso, mas isso só engrandece mais ainda o ingresso na rede estadual de ensino dessas duas pessoas tão queridas. A educação de Ubajara agradece. Parabéns e muito abrigada por compartilharem esse momento conosco.

21 de abr. de 2010

A Bienal de 2010. Um luxo!

        Sábado,10 de abril, eu e os professores do Flávio Ribeiro Lima, Rosileuda, Dulcimar, Cícera, Janrley, Glauter e Paulo, junto com as alunas Viviane e Imaculada, ambas alunas do 3º ano, estivemos na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará. Lá, pudemos mergulhar no universo tão prazeroso que é a leitura e desfrutar do conforto e da elegância do Marina Park. Um luxo!Ah, não posso esquecer um dos momentos marcantes da nossa viagem que foi eu ter visto as costas, veja bem, as costas do global Tadeu Schimdt.Já nossa colega Cícera teve o prazer de não só ver o seu sorriso como também os seus lindos olhos. Sortuda ela, não?


Aonde essa juventude vai parar?

        O jovem atual precisa de limites? A juventude, influenciada pelos caminhos fáceis que a vida oferece, sem perceber, torna-se vítima de sua própria irresponsabilidade.
        Estudos feitos comprovam que a taxa de mortalidade entre jovens cresce a cada dia. Muitos são vítimas de criminosos; outros, vítimas de acidentes de trânsito nas estradas do país, muitas vezes causados pelo consumo de drogas.
        Outro assunto preocupante é a falta de atenção e informação que acaba comprometendo a vida dos nossos jovens, pois, muitas vezes, isso resulta numa gravidez precoce ou numa doença sexualmente transmissível. Esse é um dos motivos pelos quais muitos abandonam a escola, pois muitas vezes são vítimas de pessoas da própria família.
        A solução não está em reprimir a vida dos jovens, mas sim em prepará-los para o mundo, ou seja, voltar toda a atenção para a formação mental e cidadã deles, sendo, assim, colaboradores de um País melhor.


Texto da aluna Iarla Gomes Honorato, 3º ano C.
EEFM Flávio Ribeiro Lima.

20 de abr. de 2010

Olá, queridos alunos do Flávio Ribeiro Lima,

        Foi realizada, na semana passada, a 1ª etapa da Gincana de Leitura Viagem Pela Palavra pelos alunos dos terceiros anos da tarde. Foi um momento marcado por debates, argumentos, leitura e muito aprendizado. Dessa maneira, acredita-se que estejamos nos preparando para realizarmos não só prova do ENEM como também provas de outros concursos. Vamos embarcar nessa viagem?


19 de abr. de 2010

Tudo começou assim...

        Amantes da Língua Portuguesa, sejam bem-vindos ao meu blog. Ele foi criado, principalmente, para que se divulgassem os textos que meus alunos produzem. Espero que, juntos, aprendamos mais sobre a nossa língua portuguesa.



Um abraço,

Profª. Francina