13 de mai. de 2010

Como conquistar a liberdade?



'' ... Aprendemos a voar como pássaros e a nadar como peixes, mas não aprendemos a conviver como irmãos ... ''
(Martin Luther King)
"Quem é bom, é livre, ainda que seja escravo. Quem é mau é escravo, ainda que seja livre." (Santo Agostinho)
"Liberdade é uma possibilidade de ser melhor, enquanto que escravidão é a certeza de ser pior." (Albert Camus)
"Liberdade é o direito de fazer tudo aquilo que as leis permitem."
(Barão de Montesquie)
"O homem nasceu livre, e em todos os lugares ele está acorrentado."
(Jean-Jacques Rousseau)
"A liberdade não tem qualquer valor se não inclui a liberdade de errar."
(Mahatma Gandhi)
"Quem pensa segundo a opinião dos outros, está muito longe de ser um homem livre." (Autor desconhecido)
"Aprendendo a pensar por nós mesmos, experimentamos a liberdade."
(Luiz Márcio M. Martins)

Certas de que a aprendizagem deve acontecer de forma integrada e interdisciplinar é que eu, professora Francina, e a professora Adelena, da Área de Ciências Humanas, preparamos uma aula em que o tema abordado foi 13, de maio, Dia da Abolição da Escravatura. A partir daí, vocês, alunos, produzirão um texto e postarão, no blog,comentários sobre o assunto.
Um abraço!

35 comentários:

  1. Muito proveitoso! Devíamos ter mais momentos desses na
    escola.



    Iara Moura
    3º ano "C"

    ResponderExcluir
  2. O tráfico negreiro,os negros vinham ao Brasil atráves do caravelas que eram aos poróes dos navios, vinham sofridos. Eles ao chegarem no seu senhor eram avaliados se ele tinha saúde. As mulheres negras faziam os trabalhos domésticos e as mais bonitas e virgens iam servir ao desejo do senhor. Veio as leis Áurea, Ausébio de Queiroz, Lei do ventre livre e Sexagenários, essas leis só ficaram no papel por que os negros ainda continuavam sendo escravisados, uma lei justa não é lei alguma. Imaculada 3 ano C

    ResponderExcluir
  3. Uma data como a de hoje não poderia de forma alguma não ser lembrada por nós.Pensando nisso aqui deixo os meus parabéns para as professoras pela abordagem do assunto, já que o preconceito infelizmente ainda existe entre nós.
    Como disse Santo Agostinho "uma lei injusta não é lei alguma". Iarla.

    ResponderExcluir
  4. Professora Francina eu gostei muito da palestra da Adelena porque as leis que foram assinadas so foi no papel porque em vigor não entrou e a princesa isabel so assinou por repressao dos abolicionistas e ate hoje muitas pessoas ainda tem preconceito dos negros.


    Aline 3º C Tarde

    ResponderExcluir
  5. Achei muinto legal!E imprecionante,como as pessoas acham que sâo melhores que os outros so porterem a pele mais "clara".devemos respeitar para sermos respeitados."nâo sabia,que esas leis que foram criadas tinham um interesse aparte" continue assim!!!

    GERÔNIMO LIMA BARBOSA
    2º ANO "C"
    Nº17
    DATA.13/05/10

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante, pois foi uma palestra muito educativa e interessante, por que todos nós aumeijamos a liberdade e tentamos adquiri-la atravéz principalmente dos estudos que é o que nos dá maior pespectiva de vida e conhecimento.

    Iraneide 3 ano C

    ResponderExcluir
  7. Achei muito interessante, a professora Adelena tem total capacidade de nos repassar todo esse conhecimento, e é muito importante e esencial em nossas vidas! Amei...

    Ilana Géssica 3º ano "C" tarde

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Foi muito interessante, consuegui adquirir muitos conhecimentos!!

    Jamile 3º ano "C"

    ResponderExcluir
  10. Foi muito legal a palestra e o assunto bastante intereçante e pelo dia se tornou mais importante. A professoara Adelena consiguiu transmitir a ideia e com isso faz com que ficamos mais atenciosos com a nossa situação de ser humano, mas também diferentes,e conviver com as diferenças.

    Francisco Edson Prudencio Pereira
    3º C

    ResponderExcluir
  11. Adorei, apesar de ter sido pouco tempo, adquidir muito conhecimento e é interessante aprendermos tudo isso, era pra ter mais vezes esse tipo de palestras!!

    Micherlene 3º ano "C"

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de começar dizendo que hoje aprendi a dar mais valor ao ser humano, pois quem somos nós para dizer quem é bom ou quem não é,por ser branco ou negro. Temos que aprender que para Deus somos todos iguais.

    Tatiany Reis Menezes
    3º C

    ResponderExcluir
  13. adorei a palestra foi maravilhosa,mas que pena que são poucas vezes ...tudo que queremos e acabar com o preconceito!!!


    meirilane 3"D"

    ResponderExcluir
  14. karina
    adorei a aula de história foi bem interessante, e muito proveitosa espero ter mas aulas assim, o assunto e muito polemico é triste saber que pessoas sofriam tanto assim olgo desumano.
    3"D"

    ResponderExcluir
  15. Você é uma professora que não se encontra em qualquer escola parabéns. Aquela aula foi muito produtiva, gostei muito, o que atrapalhou foi a chuva,
    espero que tenhamos outros momentos desses.

    Aluno:Gerson, 3ºANO “D”

    ResponderExcluir
  16. Essa Palestra foi ótima, excelente falando sobre os negros a escravidão e o que existia por baixo das historias já contada como era realmente tratados os negros naquela época...
    Parabéns uma aula bem aproveitada
    Francina você é umas das professoras mas bem sucedida que nós alunos do Flávio Ribeiro Lima podemos ter.

    Aluna:Jacinta 3ªAno "C" Tarde

    ResponderExcluir
  17. foi otima a aula ,gostei muito do que nos foi repassado pela professora Adelena, pois aprendi muito sobre a historia da escravidão

    aluna:Andréa 3ªAno "C"

    ResponderExcluir
  18. Renan disse

    essa palestra foi ótima porque aprendie muito boa conssegui aprende muito espero que si repita abraço

    aluno;Renan 2 b tarde

    ResponderExcluir
  19. Todos somos iguais diante dos olhos de Deus.
    No dia 13 de maio comemoramos a libertação dos escravos é uma maneira de mostrar-mos que todo ser tem o direito de escolher vomo quer viver e que não tem + essa diferença de cor entre nos pois por fora podemos ser diferentes mais por dentro somos exatamente iguais. E TODOS ADORAMOS A PALESTRA!!!!!!!!!!!!!!


    DANIELE SOUSA DA ROCHA 2 ANO B

    ResponderExcluir
  20. edson
    parabéns a palestra foi muito interessante
    o conhecimento é construido de experiencia.
    edson 3º ano "d"

    ResponderExcluir
  21. Esta data é muito interesante, pois nos faz refletirmos sobre A VIDA, OS SOFRIMENTOS que hoje é o PRECONCEITO não mais com escravos e sim preconceitos de várias formas isso me deixa muito triste mais que pena não poder fazer nada.
    Mais so de saber que eu não sou este tipo de pessoa estou fazendo minha parte em ser uma preconceituosa a menos no MUNDO.
    IARA DA SILVA
    3°''D''

    ResponderExcluir
  22. Ola professora visitei o seu blog e o pouco que eu que deu para eu Ler percebe que e um trabalho excelente vou tarei outra vez











    Ass=Leandro 3”e’

    ResponderExcluir
  23. A palestra se deu proveitosamente, pois trouxe fatos ocorridos no passado historicamente muito importante para prestigiar o dia de hoje, vibrar com o pouco que ainda nós jovens temos de liberdade, onde obedecemos os limites e ganhamos mais força pra voar.

    Aluno: Miquéias - 2º Ano B

    ResponderExcluir
  24. Essa aula foi maravilhosa, tirei várias dúvidas, e com certeza todos refletiram mais sobre essa liberdade que muitos falam que não têm,principalmente nós jovens.Parabéns para você e para adelena, vocês são DEMAIS!

    ResponderExcluir
  25. o dia 13 de maio de 1888 é comemorado a lei auréa foi uma aula muito importante falava muitos dos negros daquela época, da escravidão e o negro é muito descriminados naquela época e até hoje. mariana 3º D

    ResponderExcluir
  26. Não somos livres verdadeiramente, pois temos que seguir regras e temos obrigações a cumprir. Assim como os escravos não tinham liberdade de seguir suas próprias vidas, nós também, muitas vezes não temos liberdade de expor nossas opiniões, pois temos que respeitar o direito do outro.

    Marciane Silva.
    2º Ano "B"

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. É de grande importância para a formação de nossa consciência entender o papel dessa classe social que tanto sofreu e sofre preconceito até os dias de hoje, pois sãi vistos como seres inferiores e que não são bem vindo na escola, na rua e em várias outras intituições.

    Em meio a esse paradigma comemoramos a liberdade no dia 13 de maio, porém, vale ressaltar que apesar dessa “liberdade” deram aos escravos um destino obscuro, pois mesmo livres não tinham moradia, empregos, identidade, ou seja, foram jogados à própria sorte e consequentemente continuaram sendo escravos de uma outra realidade.

    Lucielma Araújo
    3º Ano D tarde

    ResponderExcluir
  29. Não podemos esquecer também que essa classe contribuiu e contribui para formação de nossa cultura, com seus costumes, danças, comidas, religião.

    É a partir desse entendimento do processo histórico, que passamos a enxergá-lo com outros olhos, mas otimistas que concerteza muito contribuirá para que essa classe cresça com importância e se movimente no meio social livremente.

    Lucielma Araújo
    3º Ano D tarde

    ResponderExcluir
  30. O dia 13 de maio foi um dia emportantíssimo para a raça negra no Brasil, pois foi o dia em que foi anunciada em um documento a lebertação dos negros no Brasil.
    Imfelizmente esta lei não foi valida para todas, mas foi um marco muito importante feito pela princesa Isabel.
    Felizmente apartir de 1888 os escravos poderam apoiar-se perante uma lei em seu favor.

    Erinalva Silva 3º D, Tarde

    ResponderExcluir
  31. Dia 13 de mario, foi uma data muito importante, foi a libertação dos escravos.
    Os escravos sofriam muit, os negros que fugiam eles eram pegam e sofriam bastante, os seus pés eram cortados, os negros eram humilhados de todas as formas fisicamente e psicologicamente.
    Foi criada a lei da libertação dos escravos para poder ter sua liberdade, eles tinham que trabalhar até 68 anos, para poder ter sua carta de auforia.

    Daniele Máximo da Silva
    3º D Tarde

    ResponderExcluir
  32. Aulas que nos tiram do padrão é sempre proveitoso,assuntos como racismo,preconceito e outros devem sempre ser abordados em nossas aulas,não só em dias de comemorações mais em aulas variadas,porque com essas aulas mais interessantes aprendemos e vemos de formas que não conhecemos como isso foi e é no mundo,e ainda vemos como lutar com isso no nosso dia a dia.
    Livres nunca seremos mas se lutarmos mais por igualdade pode ser que pessoas se sintam menos presas.

    Fabiano
    3º "E" Noite

    ResponderExcluir
  33. o dia 13 de maio de 1888 , ficou marcado na história , comemora se a liberdade dos escravos. depois de tantao sofrimento e injustiça , a liberdade nada mais é do que viver livrimente com dignidade.

    Irani 3º ano D

    ResponderExcluir
  34. Foi incrível esse dia amei de verdade
    tirei todos as duvidas que tive
    Obrigada Professoras maravilhosas

    ResponderExcluir
  35. este dia foi muito legal
    amei mesmo espero que
    tenha mais desses momentos
    CLEIDIANE 3° D TARDE

    ResponderExcluir