16 de mai. de 2010

Exercitando a gramática!

01. Classifique as orações:
a) Esse é um mal que tem cura.
b) Deus, que é nosso Pai, nos salvará.
c) A dor que se dissimula dói mais.
d) Há certas aranhas cujas teias parecem fios de prata.
e) Não sabem o que querem.
f) Não é justo que o magoes.

02. Preencha as lacunas usando um pronome relativo adequado:
a) A oficina ___________Juvenal trabalhava ficava no fim da rua.
b) A casa ____________moramos é modesta, mas aconchegante.
c) Ele me puxou para ver um quadro _________
havia gostado muito.
d) Não era muito grande a mesa___________nos
sentamos.
e) Os moradores das palafitas vivem à beira do rio, __________________tiram o seu sustento.
f) Ainda estavam no chão os cacos de vidro_________________ o garoto nos alvejara.
g) Encontrou-se um velho colete_________bolso
havia moedas de ouro.
h) O festival_________assistirei hoje à noite conta com a participação de artistas famosos.
i) O oficial __________Nair simpatizava foi transferido para Brasília.

03. Classifique as orações subordinadas:
a) Como não me atendessem, repreendi-os severamente.
b) Como a flor se abre ao Sol, assim minha alma se abriu à luz daquele olhar.
c) A luz é mais veloz do que o som.
d) Por mais que gritasse, não me ouviram.
e) A cápsula do satélite será recuperada, caso a experiência tenha êxito.
f) Relatei os fatos como os ouvi.
g) Fazia tanto frio que meus dedos estavam endurecidos.
h) À proporção que avançávamos, as casas iam rareando.
i) Mal chegamos ao local, vimos toda a extensão da catástrofe.
j) Suas palavras soaram no recinto como chicotadas.
l) Desde que chegarei aqui, não houve nenhum progresso.
m) Poderás fazer sucesso, desde que saibas falar.
n) Desde que não sabes ler, eu vou ler em teu lugar.
o) Caso aconteça algum imprevisto, avise-me imediatamente.
p) Não carregue muito dinheiro consigo, mesmo que o tenha.
q) Se Neusa sair à rua, paralisa o trânsito, de tão bonita que é.
r) Neusa é tão bonita que, se sair à rua, paralisa o trânsito.
s) Aconselharam-me a desfazer o noivado.
t) Todos conheciam a mania de Laura: empenhar jóias.
u) Prevendo uma recepção fria, não fui visitá-lo.
v)Chegando ao alto da árvore, sacudiu-a fortemente.
x) Tirou o cachimbo da boca a fim de poder falar.
z) Havia ali crianças pedindo esmolas.

04. (FGV –SP) Assinale a alternativa em que a oração sublinhada funciona como sujeito do verbo da oração principal:
a) Não queria que José fizesse nenhum mal ao garoto.
b) Não interessa se o trem solta fumaça ou não.
c) As principais ações dependiam de que os componentes do grupo tomassem a iniciativa.
d) Era uma vez um sapo que não comia moscas.
e) Nossas esperanças eram que a viatura pudesse voltar a tempo de sair atrás do bandido.

05. (PUC – PR) Observe a parte em destaque de cada período:
1 – Bem marcado, Ronaldinho não tem uma boa atuação.
2 – Como chegou atrasado, não conseguiu acompanhar a discussão.
3 – Tem um domínio de bola como ninguém.
4 – Se bem que quisesse a verdade, ninguém acreditou.
5 – Choveu tanto, que não foi possível realizar o jogo.
A parte em destaque de cada período mantém com a outra parte, na ordem, uma relação significativa de:
a) condição, causa, comparação, concessão, conseqüência.
b) causa, causa, comparação, causa, conseqüência.
c) causa, causa, comparação, causa, conseqüência.
d) causa , causa, conformação, concessão, conseqüência.
e) causa, causa, causa, causa, causa.

06. (FGV – SP) Observe, nos seguintes períodos, as orações que contêm verbo no gerúndio:
 Estando as meninas em Araxá, foi Ronaldo ter com elas.
 Sendo o aluno um jovem estudioso, deverá facilmente obter aprovação.
 Sendo brasileiro o advogado, poderei atendê-lo; caso contrário, não.
Essas orações são subordinadas adverbiais. Assinale a alternativa que indique respectivamente a circunstância de cada uma.
Leve em conta que a oração pode indicar mais de uma circunstância.
a) causa, causa, conseqüência
b) tempo, causa, finalidade
c) conseqüência, concessão, finalidade
d) tempo, causa, condição
e) condição, finalidade, tempo

07. (Fatec) Há orações reduzidas que podem ser desenvolvidas em oração adjetiva. Aponte a alternativa em que isso ocorre.
a) Eram cadáveres a se erguerem nos túmulos.
b) Volte aqui, chegando a hora.
c) A solução era esperarmos.
d) Estaríamos prontos, chegada a hora.
e) n.d.a

08. (UVA - 2004.1¬) “Quando me disseram que estava a escolha feita da casa de educação que me devia receber, a notícia veio achar-me em armas para a conquista audaciosa do desconhecido”.
A oração “Quando me disseram...”, em seu devido contexto, é classificada, corretamente, como:
a) oração subordinada adverbial temporal
b) oração subordinada adverbial causal
c) oração subordinada adjetiva restritiva
d) oração principal

Bons estudos!

3 comentários:

  1. olá francina.bom eu particulamente adorei o a palestra do dia 13 de maio,com ela pode aprender bastante coisas,curiosidades que eu naô sabia tipo:que as negras eram valiosas por ser virgens,esse era um conceito que nao sabia.
    bom espero que continue tendo varias oportunidades iguais á estas,que valorizi esses conceitos importantissimos em uma melhor convivẽncia entre deferenças,etc.
    valeu apena,ter ouvido atentamente ,mudei algumas ideias e apreendi mais e mais.
    de sua aluna:mara rayane 2ano c

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  2. Por vavor, você poderia me dizer qual é a resposta da número 6?
    Desde já agradeço!

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